Palestrantes

Marcello Chamusca (Ver Currículo Lattes)

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; Pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; Bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq. Coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor da pós-graduação em Comunicação e Marketing da Faculdade Juvêncio Terra (FJT), da pós-graduação em Comunicação Organizacional da Faculdade 2 de Julho (F2J); e professor de Comunicação Organizacional e Relações Públicas do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atualmente é secretário geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil) e membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC). Conferencista internacional com mais de 50 conferências e palestras realizadas em 7 países da Europa e América Latina. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do Boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online e da Rádio RP-Online, além de colunista do Portal Nós da Comunicação. Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É autor do livro Relações Públicas do Brasil (2007); autor de mais de 50 artigos publicados em livros, periódicos científicos e sites especializados na área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos internacionais no Brasil e no exterior. Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Já foi por cinco vezes professor homenageado da turma, em duas instituições distintas. Foi coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007). Idealizador do Portal RP-Bahia.

 (Ver Currículo Lattes) Márcia Carvalhal
Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; Pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias; Bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisadora da área de cibercultura vinculado ao CNPq. Coordenadora do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e professor da pós-graduação em Comunicação e Marketing da Faculdade Juvêncio Terra (FJT). Atualmente é membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC). Conferencista internacional com mais de 50 conferências e palestras realizadas em 7 países da Europa e América Latina. É diretora de conteúdo do Portal RP-Bahia; editora da revista digital RP em Revista, do Boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online e da Rádio RP-Online. Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É autor do livro Relações Públicas do Brasil (2007); autora de mais de 40 artigos publicados em livros, periódicos científicos e sites especializados na área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos internacionais no Brasil e no exterior. Vencedora do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Já foi por duas vezes professora homenageada da turma. Foi professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007). Idealizadora do Portal RP-Bahia.


A. Geraldo Santos 'Leonard
Publicitário e Proprietário da PhD Brasil Comunicação; Veja abaixo um breve relato de sua experiência profissional: Office Boy da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) desde os 13 anos; Responsável Técnico pelo Departamento de Sistema Dinâmico de Informações Estatísticas da Industria Quimica Brasileira aos 18 anos; Formado como Piloto de Avião aos 16 anos; Formado em Técnico de Computação e Processamentos de Dados no Colégio e Faculdade São Judas Tadeu / Mooca - São Paulo/SP aos 17 anos; Formado como Piloto de Linha Aérea (aviões a jato) aos 18 anos; Aos 22 anos, nos Estados Unidos, cursou High School em Fort Laurdedale e na Sunrise Adult Center no estado da Florida; Fez o curso de Marketing na Florida University; Atuou profissionalmente em diversas empresas americanas, tais como: Holiday Inn, Embassy, Sony's e finalmente para East Coast Aircraft onde pode unir todo seu conhecimento de piloto de avião a jato com o Marketing, se tornando o assessor de Marketing para América Latina; Neste cargo, conseguiu incrementar as vendas da empresa em 1.000% (mil por cento), abrindo representantes da empresa em vários países da América do Sul, inclusive no Brasil. Em seguida fui promovido a Diretor de Marketing para América Latina; Em 1994, fundou a agencia PhD Publicity em Fort Laurderdale na Florida/USA; Voltando ao Brasil, fundou a PhD Propaganda em Maceió-AL. Em seguida a PhDWeB construindo inclusive o maior portal médico da América Latina o www.comunidademedica.com.br; Em seguida abriu uma filial em Santa Catarina, Recife-PE e Manaus-AM e então mudou o nome da PhD Propaganda para PhD BRASIL COMUNICAÇÃO. Hoje, a PhD Brasil Comunicação atende marcas como Toyota, Mercedes-Benz, Grupo Famiglia Giuliano, Unipar, dentre outras. Confira em www.phdbrasil.com.

Adriana Madeiro
Formada em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas em 2005 pela Universidade Federal de Alagoas
Pós-Graduada em Assessoria e Consultoria Empresarial pelo CESMAC em 2006;
Formada em Comunicação Social - Habilitação para Jornalismo em 2007 pela Universidade Federal de Alagoas;
Há 2 anos em meio trabalha na área de Comunicação da Conviver - franquia da Coca-Cola Brasil que atende os estados de Alagoas, Sergipe e parte da Bahia.